sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quebramar radical

O Mola Mola terminou o Troféu Quebramar 2010 na 6ª posição da classe ORC-B, depois de 3 dias com predomínio de vento forte e vagas desafiantes.

No 1º dia foram disputadas duas regatas, nas quais nos classificámos nas 5ª e 8ª posições, respectivamente. Uma avaria fez-nos perder alguns minutos logo após a 2ª largada, os quais teriam sido valiosos para conseguir uma melhor posição, merecida tanto pela largada como pela táctica e boat handling durante o percurso.

A regata costeira do 2º dia de prova reservou-nos uma bolina disputada, em que aqueles que "dançaram" ao sabor dos saltos de vento chegaram em melhor posição à bóia de desmarque; o vento subiu progressivamente até aos 23 nós, que num instante nos levaram à Guia. O vento foi acalmando enquanto navegávamos rumo a Oeiras num largo bem lento, e por fim regressámos a Cascais a voar baixinho num bordo sorrateiro junto à costa, que nos valeu uma boa recuperação em relação à restante frota.

O evento terminou com uma nortada de mais de 25 nós. Foram realizadas mais duas regatas técnicas, nas quais nos classificámos em 5º e 6º, respectivamente, mesmo após o árduo esforço de toda a tripulação para tirar o máximo partido do barco. Não retirando o mérito aos concorrentes, é de notar que este tipo de regata, predominante na realidade portuguesa da vela de cruzeiro, tem uma grande desvantagem: apesar da tentativa de correcção através de um sistema de ratings para minimizar as desigualdades entre os barcos de diferentes classes que competem entre si, há sempre beneficiados e prejudicados em determinadas condições meteorológicas. Resta-nos o desejo de que, na próxima oportunidade, S. Pedro nos presenteie com vento fraco!

A classificação final foi, para a classe ORC-B:

1º Jataí (Orlando Pedrosa)
2º Super Açor (Gonçalo Botelho)
3º Tuttamania (António Carvalho)
4º Mobilidade (Daniel Neves)
5º Via Láctea (Luís Miguel Correia)
6º Mola Mola (Pedro Correa de Sampaio)
7º Contrastes (António Carvalho Fernandes)
8º Indelével (Jorge Bartolo)
9º Gold Fin (Manuel Arriaga e Cunha)
10º Metralha (José Vozone)


As cores da ADO e da POR 402 Eventos Náuticos não desbotaram durante o Verão, e em breve retomarão as provas de Match Racing do Circuito Nacional. Continuem a acompanhar-nos!

2 comentários:

  1. muito bom.....e vamos continuar a trabalhar para o grande objectivo de 2011 :-)

    CS

    ResponderEliminar
  2. A vossa equipa tem demonstrado que não esmorece, e que transforma as dificuldades em oportunidades, animadas e bem dispostas. Continuem assim !
    E vê-se que não esquecem a componente da comunicação. O blog está cada vez melhor. Parabéns

    ResponderEliminar

comentário