sábado, 31 de outubro de 2009

Alguma luz ao fundo do túnel

Iniciámos o dia com a última regata do Round Robin contra a equipa de Margarita Cameselle, que lidera o Match Racing Feminino espanhol. A pré largada correu muito bem e estivemos à frente na primeira bolina. No entanto, uma falha no final da popa, ao arrear o balão, tirou-nos a vantagem e acabámos por ser derrotadas. Na segunda regata do dia, largámos novamente à frente e mantivemos a liderança até ao final, vencendo à equipa eslovena. De seguida, confrontámos a equipa holandesa de Mandy Mulder; coube-nos a nós a bandeira azul, que nos coloca no lado menos favorável à entrada da pré-largada. Tivemos dificuldades em reverter a situação, pelo que as holandesas controlaram a pré-largada e dominou a regata até ao fim.

“O dia correu um pouco melhor do que ontem, mas ainda necessitamos de corrigir alguns aspectos técnicos que nos impedem de vencer” comenta Ana Isabel Jesus.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Início do Round Robin

Apesar de inesperadamente solarengo, o primeiro dia não foi sorridente, dado que não somámos nenhuma vitória.

Inicialmente tivemos dificuldades técnicas dada a pouca experiência que temos nestes barcos; perdemos as primeiras regatas contra equipas a quem esperávamos ganhar. Nas últimas regatas do dia conseguimos andar à frente graças à correcção das falhas técnicas e ao aperfeiçoamento das pré-largadas. Infelizmente, a sorte não esteve do nosso lado e perdemos por factores imprevisíveis – no match contra a Silke Hahlbrock houve um salto de vento que favoreceu a adversária, que ia em desvantagem por ter uma penalização desde a pré-largada; além disso, no match contra a equipa russa, não conseguimos içar o spi rapidamente na primeira popa (a adriça estava presa num dos vaus, e sob tensão) e o tempo necessário à resolução do problema permitiu às nossas adversárias passar-nos e dar-nos alguma distância, acabando por vencer a regata.

O final do dia foi um pouco desmotivante, dada a evolução positiva da nossa performance não ter sido acompanhada por vitórias consequentes. Ainda assim, temos oportunidade de melhorar a classificação amanhã, na fase das repescagens.

A equipa da alemã Silke Hahlbrock lidera o grupo A com 5 vitórias. No grupo B, 4 equipas (Renee Goeneveld, Morgane Fountaine, Sílvia Roca Mata e Vesna Paoli) estão empatadas com 2 vitórias.

Um grande obrigada aos que nos têm acompanhado nos bons e maus dias!

Para saber mais sobre a prova, consultem o website oficial do clube organizador - www.hsc-hamburg.org/hscindex.html


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ladies Only

Nos próximos dias, de 30 de Outubro a 1 de Novembro, participaremos na Ladies Only Match Race (grau 2 da ISAF), que conta com a presença de mais 13 equipas de 10 países: Silke Hahlbrock e Svenja Puls da Alemanha, Silja Lehtinen da Finlândia, Renee Groeneveld e Mandy Mulder da Holanda, Anne Le Helley e Morgane Fountaine de França, Sílvia Roca Mata e Margarita Cameselle de Espanha, Ekaterina Skudina da Rússia, Sofia Brander da Suécia, Linur Kliger de Israel e Vesna Dekleva Paoli da Eslovénia.

Nesta prova seremos 4 a bordo: Catarina (skipper), Mariana Freitas (vela grande), Inês Quintino (trimmer) e Ana Isabel Jesus (proa).

A prova será organizada pelo Hamburger Segel-Club e será disputada no Lago Außenalster em embarcações da classe Streamline.

Os barcos assemelham-se aos da classe escolhida para os Jogos Olímpicos de 2012. São muito rápidos, e mesmo com o vento fraco que se prevê, proporcionarão regatas bastante dinâmicas. Permite que duas das tripulantes façam trapézio, o que é uma novidade para a nossa equipa.


O dia de treino terminou com a Cerimónia de Abertura, na qual fomos calorosamente recebidas.


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Troféu Maria Guedes de Queiroz



Nos dias 3, 4 e 5 de Outubro o Clube Naval de Cascais realizou mais uma edição do Trofeu Maria Guedes de Queiroz na classe Snipe. Esta prova internacionalmente conhecida como "Mistos" contou com a participação de 24 equipas entre elas a dupla constituída por Raquel Matta e Filipe Santos.

No primeiro dia de prova foram disputadas 2 regatas com vento fraco. Na primeira regatas do dia a dupla não conseguiu fazer uma boa largada. Nunca conseguindo recuperar dessa desvantagem, terminou em16º lugar. Na segunda regata, depois de uma boa largada, a equipa terminou em 11º lugar.

No segundo dia do campeonato, o intenso nevoeiro durante todo o dia não possibilitou não possibilitou a realização de qualquer regata. Os concorrentes ainda foram para o campo de regata, mas pouco tempo depois a comissão de regatas deu o dia por terminado.

O último dia foi acompanhado de chuva e de vento moderado, disputando-se mais 2 regatas. Os resultados obtidos foram o 18º e 6º lugar, respectivamente.

Na classificação final a equipa terminou em12º lugar superando o objectivo inicial. "O barco é novo e a equipa não treinou para esta prova. Excedemos as nossas expectativas tanto na classificação geral como nos bons resultados obtidos em duas regatas" comenta Raquel Matta.


Os 3 primeiros lugares foram os seguintes:
1 - Tiago Roquete e Cristina Osset
2 - Tomás Pereira e Maria Matos Silva
3 - Francisco Neto e Francisca Martins