domingo, 30 de maio de 2010

GP Ocean Tech 10

No dia 29 de Maio, a nossa equipa juntou-se aos velejadores Pedro Assoreira, Miguel Leitão e Mário Carvalho para embarcar numa regata longa a bordo do Jataí (JOD35), de Orlando Pedrosa.
A GP Ocean Tech 10 foi organizada pela ADO e teve o apoio do Porto de Recreio de Oeiras e da PLogP. É uma regata interessante, em que as embarcações são localizadas por um equipamento GPS, o que permitiu o acompanhamento online, em tempo real, da regata.
À largada, em Oeiras, optámos por não içar spi rumo à bóia ( nº2 do Porto de Lisboa), fazendo um largo fechado que em pouco tempo (após salto de vento para Oeste) se tornou numa bolina. Rondámos nas primeiras posições, muito próximos dos barcos de 45 pés que nos acompanharam nessa primeira perna. 
Seguiu-se uma popa rumo ao Cabo Espichel, na qual atingimos boas velocidades tirando partido das ondas e rajadas de crescente intensidade (até 16 nós), mas fomos perdendo aos poucos para as embarcações maiores, que conseguiam fazer uma popa mais directa ("rasada") e junto à costa, sem perder rendimento. Alguns golfinhos decidiram, amigavelmente, escoltar-nos nesta perna.




Rondámos a bóia 1 de Sesimbra e iniciámos uma bolina que passaria por uma "porta" virtual e terminaria na bóia C2 da Guia. Numa tentativa de fugir às vagas que pareciam atrasar-nos, fizemos um bordo a terra após passar o Cabo Espichel, mas rumámos novamente ao mar quando entrámos numa zona de menor intensidade de vento. A opção mostrou-se boa, uma vez que voltámos a ter bom vento - 17 nós - e aumentámos a distância em relação às embarcações atrás de nós. 
A última perna (Guia-Oeiras)  foi um largo com vento cada vez mais fraco e com corrente contra, que se fez sentir mais em Oeiras junto à linha de chegada. Fizemos 10 horas e 2 minutos de regata, e cortámos ainda de dia, contra todas as expectativas!


A classificação final desta prova foi:




1º Atria45
2º Xekmatt
3º Matrix II
4º Santelmo
5º Jataí
6º Altitudes II
7º Pe de Vento
8º Step In
9º Itala
9º Savvy
10º Carapau
12º Sorcerer
13º Pororoca
14º Todos-os-Santos
15º Sona



Um especial agradecimento ao patrocinador POR 402 Eventos Náuticos e a Orlando Pedrosa por nos terem possibilitado a participação nesta fantástica regata.




7 comentários:

  1. PARABENS à super equipa :)

    Ana Rocha

    ResponderEliminar
  2. foi um enorme prazer navegar com esta tripulação que se mostrou muito capaz, competitiva e bastante divertida. Realizamos uma boa regata devido ao bom trabalho da tripulaçao, e á grande "consciencia" tactica da skipper Catarina Carvalho.

    um grande Cigani pra todas :P foi um prazer

    Miguel Leitão Correia

    ResponderEliminar
  3. Quero agradecer à equipa, pelo convite, à ADO, pela excelente organização da prova, ao Carlos Silva pela ajuda prestada com bandeiras, cartas, gruas e acolhimento, e ao Orlando Pedrosa que tornaram possível esta regata a bordo de um barco que me é bastante familiar.

    Foi um enorme prazer realizar esta prova numa tripulação amiga, cheia de pessoas com valor individual e colectivo, onde se termina uma grande prova com a sensação de que se fez tudo o que se podia fazer para obter o melhor resultado possível, deixamos tudo no mar, chegando ao fim com a sensação de missão cumprida (a Raquel já sabe dizer ASSOREIRA), em que as manobras não falharam e foram realizadas no timing certo.

    Existe certamente o pormenor de que não sendo das embarcações maiores e mais actuais, os tempos de compensação para tanta intensidade de vento sejam difíceis para alcançar o pódio, mas com as opções tácticas e de manobra, como a de não ter içado o spi no inicio deram o 5º lugar a uma tripulação habituada a Match Racing que convidou uns atletas que têm umas luzes, mas que ainda não chegaram à categoria de semi-profissionais, mas resultou como a Ana Rocha disse numa SUPER EQUIPA, que dá com as bóias à primeira, come douradinhos ressequidos e a taxa de admissão é Belgas do Pingo Doce.

    E agora vou falar em ciganes, como vai ficar gravado a Nini pode descodificar com ajuda do seu amigo: ciganim ciganim ciganim e então ciganim ciganim e depois ciganim ciganim ciganim e mais comentários só com a policia judiciária

    ResponderEliminar
  4. Gostei !!!! Gostei da largada, seguida in loco no Porto de Recreio de Oeiras (óptimo local para assistir a provas de Vela) e depois seguir a regata on_line, em tempo real. Foi emocionante.
    Grande estreia da vossa equipa na Ocean Tech.
    Parabéns ao Carlos Silva e à ADO pela organização que nos proporcionou acompanhar todos as embarcações em prova em todo o percurso e até à amarração!
    Que o Carlos Silva e a ADOeiras, Porto de Recreio de Oeiras e claro, os Velejadores continuem a proporcionar bons momentos de lazer, também aos que ficam em terra !

    ResponderEliminar
  5. Parabéns à equipa, à ADOeiras e ao patrocinador POR 402 Eventos Naúticos

    ResponderEliminar
  6. O vosso resultado ainda é mais impressionante se a par da classificação final indicarem os tempos reais (TR)e corrigidos (TC):

    Atria 45 TR:O8:32:48 TC:09:51:16
    Xekmat TR:08:33:11 TC:10:06:35
    Matrix II TR:09:22:25 TC:10:23:43
    Santelmo TR:10:21:55 TC:10:24:24
    Jataí TR:10:02:45 TC:10:25:39

    Muitos Parabéns !
    Melhor do que isto só com um abono mais baixo ....

    ResponderEliminar

comentário