sexta-feira, 17 de setembro de 2010
O primeiro milho é para os pardais
O Campeonato Iberoamericano acabou hoje para nós, tendo a nossa equipa somado, no final do Round Robin, 6 derrotas e 1 vitória.
Passámos a defender à melhor de três matches, o 7º lugar contra a Natalia Pellicer. Uma vez que vencemos os dois primeiros matches, mantivemos a posição.
Em 6º ficou classificada a Natahlie Zimmerman e em 5º a Juliana Mota.
As Semi-Finais decorreram entre a 1ª classificada (Tamara Echegoyen) e a 4º classificada (Renata Decnop) e entre a 2ª classificada (Silvia Roca Mata) e a 3ª (Rita Gonçalves).
Devido às condições de tempo favoráveis, ainda hoje se pode realizar uma parte das Finais do campeonato, ficando as equipas espanholas a disputar o primeiro e segundo lugares e a equipa portuguesa e brasileira a disputar o terceiro e quarto lugares.
Fazendo um breve levantamento da nossa participação no campeonato, claramente gostaríamos de ter obtido melhores resultados. No entanto, foi bastante importante este primeiro contacto com o barco, que nos permitiu ficar mais familiarizadas com as especificidades do mesmo.
Embora não tenhamos mais regatas, amanhã continuaremos a acompanhar as finais, de modo a retirar daí mais ensinamentos.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Calmaria
Foi hoje o primeiro dia de regatas, tendo sido realizados no total 7 flights, 14 matches.
Enfrentámos inicialmente a equipa mexicana, de forma bastante agressiva, conseguindo duas penalizações a nosso favor e ganhando com uma distância confortável.
Os três matches seguintes não correram tão bem, com algumas falhas durante a pré-largada e com o spi à popa (com a equipa espanhola), erros de táctica e velocidade (equipa peruana e brasileira). Muitos dos erros deveram-se à falta de familiaridade com o barco, nomeadamente na distribuição do peso e fluidez de movimentos.
Escapou-nos de igual modo uma situação na qual poderíamos ter penalizado a adversária (equipa peruana) e invertido as posições. Moral da história: na dúvida, protestar; ser mais agressiva!!!!
Amanhã vamos ter ainda 3 matches, contra a equipa da Juliana Mota, Tamara Echegoyen e Rita Gonçalves.
Esperamos melhor performance e resultados.
Até amanhã :)
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Campeonato Iberoamericano 2010
Entre 16 e 18 de Setembro, decorrerá em Santander a 2ª edição do Campeonato Iberoamericano de Match Racing Feminino, prova de grau 2 da ISAF organizada pela Real Federação Espanhola de Vela e pelo Real Club Marítimo de Santander.
Catarina, Nini e Matilde competirão contra a compatriota Rita Gonçalves, as brasileiras Juliana Mota e Renata Decnop, as espanholas Sílvia Roca Mata e Tamara Echegoyen, a equipa mexicana de Natalia Pellicer e a equipa peruana de Nathalie Zimmermann.
Este é um campeonato importante para nós, pois será a nossa primeira oportunidade de experimentar a embarcação utilizada para o Match Racing Feminino nos Jogos Olímpicos em 2012 – o Elliot 6m. As equipas concorrentes são, em geral, experientes, pelo que prevemos um evento disputado e interessante tanto para quem compete como para quem assiste.
Catarina, Nini e Matilde competirão contra a compatriota Rita Gonçalves, as brasileiras Juliana Mota e Renata Decnop, as espanholas Sílvia Roca Mata e Tamara Echegoyen, a equipa mexicana de Natalia Pellicer e a equipa peruana de Nathalie Zimmermann.
Este é um campeonato importante para nós, pois será a nossa primeira oportunidade de experimentar a embarcação utilizada para o Match Racing Feminino nos Jogos Olímpicos em 2012 – o Elliot 6m. As equipas concorrentes são, em geral, experientes, pelo que prevemos um evento disputado e interessante tanto para quem compete como para quem assiste.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Quebramar radical
O Mola Mola terminou o Troféu Quebramar 2010 na 6ª posição da classe ORC-B, depois de 3 dias com predomínio de vento forte e vagas desafiantes.
No 1º dia foram disputadas duas regatas, nas quais nos classificámos nas 5ª e 8ª posições, respectivamente. Uma avaria fez-nos perder alguns minutos logo após a 2ª largada, os quais teriam sido valiosos para conseguir uma melhor posição, merecida tanto pela largada como pela táctica e boat handling durante o percurso.
A regata costeira do 2º dia de prova reservou-nos uma bolina disputada, em que aqueles que "dançaram" ao sabor dos saltos de vento chegaram em melhor posição à bóia de desmarque; o vento subiu progressivamente até aos 23 nós, que num instante nos levaram à Guia. O vento foi acalmando enquanto navegávamos rumo a Oeiras num largo bem lento, e por fim regressámos a Cascais a voar baixinho num bordo sorrateiro junto à costa, que nos valeu uma boa recuperação em relação à restante frota.
O evento terminou com uma nortada de mais de 25 nós. Foram realizadas mais duas regatas técnicas, nas quais nos classificámos em 5º e 6º, respectivamente, mesmo após o árduo esforço de toda a tripulação para tirar o máximo partido do barco. Não retirando o mérito aos concorrentes, é de notar que este tipo de regata, predominante na realidade portuguesa da vela de cruzeiro, tem uma grande desvantagem: apesar da tentativa de correcção através de um sistema de ratings para minimizar as desigualdades entre os barcos de diferentes classes que competem entre si, há sempre beneficiados e prejudicados em determinadas condições meteorológicas. Resta-nos o desejo de que, na próxima oportunidade, S. Pedro nos presenteie com vento fraco!
A classificação final foi, para a classe ORC-B:
1º Jataí (Orlando Pedrosa)
2º Super Açor (Gonçalo Botelho)
3º Tuttamania (António Carvalho)
4º Mobilidade (Daniel Neves)
5º Via Láctea (Luís Miguel Correia)
6º Mola Mola (Pedro Correa de Sampaio)
7º Contrastes (António Carvalho Fernandes)
8º Indelével (Jorge Bartolo)
9º Gold Fin (Manuel Arriaga e Cunha)
10º Metralha (José Vozone)
As cores da ADO e da POR 402 Eventos Náuticos não desbotaram durante o Verão, e em breve retomarão as provas de Match Racing do Circuito Nacional. Continuem a acompanhar-nos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)