quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brisa vespertina

O primeiro dia do Portugal Women's Cup começou com uma manhã de espera - o vento teimava em não chegar! Às 15h30 fomos, finalmente, para o campo de regatas, que se situou ao largo da Praia da Rocha, junto ao molhe Oeste da barra de Portimão. Tivemos vento fraco praticamente toda a tarde, durante a qual disputámos, do princípio ao fim, o 1º Round Robin.
Dos 4 matches que fizemos, saímos vencedoras em apenas 1, contra a dinamarquesa Camilla Ulrikkeholm.

Várias foram as nossas dificuldades durante este primeiro dia: sair do controlo das adversárias na pré-largada quando nos foi atribuído lado de bombordo (azul) da linha, largar da melhor posição - que na maioria das vezes era junto à bóia -, a velocidade das manobras de içar pau de spi e o próprio spi na bóia de barlavento e a táctica à popa. No campo de regatas, havia um lado claramente vantajoso, e registavam-se várias zonas sem vento, que iam variando de posição. Tornava-se então crucial fazer uma boa largada, para sermos as primeiras a chegar ao melhor lado do campo, e evitar os buracos sem vento durante a  popa.
A vitória do dia foi conquistada graças a uma boa primeira bolina, à qual se seguiu uma popa tacticamente mais bem conseguida do que a das adversárias. A equipa dinamarquesa optou pelo lado direito do campo na segunda bolina, e nós procurámos o vento à esquerda, onde seria de esperar que surgisse mais pressão, a julgar pelas regatas anteriores. Lentamente, fomos bolinando até à bóia, que rondámos já com alguma vantagem. À popa o vento soprou ainda menos, mas conseguimos evitar os buracos sem vento e, com largos bem apertados pelas poucas linhas de vento que se avistavam, chegámos à linha com vários minutos de avanço. Foi uma grande alegria para nós, que nas regatas anteriores tinhamos tido bastante dificuldade em acompanhar as adversárias, apesar do constante esforço no sentido de corrigir erros e de encontrar soluções para os obstáculos encontrados.

Esperamos que amanhã tudo corra melhor a bordo - "a conversar é que a gente se entende" e cada match (seja ele ganho ou não) é uma oportunidade de aprendizagem. Depois de 1 dia de regatas, em que tivemos direito a gravações vídeo, fotos e comentários dos nossos acompanhantes Pedro Sampaio, Dave e Ro, já tivemos várias ideias que poremos em prática.

Obrigada pelo vosso apoio, continuem a seguir-nos :)

3 comentários:

  1. Excelente prestação!
    Bons Ventos!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo resultado.
    Continuem a optimizar as vossas vantagens, a agarrar as oportunidades que surgem e preservem a vontade e determinação para melhorar sempre.

    Bons Ventos !

    ResponderEliminar
  3. ;) GO GIRLS!!!!
    Q Matta

    ResponderEliminar

comentário