domingo, 6 de junho de 2010

4º lugar

O segundo e último dia do 1º evento da ADO series contou com vento médio, com rajadas de forte intensidade e saltos de vento acentuados. Tal como ontem, a corrente fez-se sentir muito no campo de regatas.
O dia começou com as Meias Finais entre a equipa de Rui Silveira (3º do Round Robin) e de Tiago Morais (2º do RR). A equipa da ADO saiu vitoriosa.
De seguida, a nossa equipa competiu contra David Aleixo (1º do RR) à melhor de 5 - somadas 3 vitórias consecutivas, David foi apurado para a Grande Final, onde venceu Rui Silveira por 3-0 e se sagrou campeão da 1ª ADO series.
Disputámos então a Petit Final contra Tiago Morais, a qual foi bastante renhida. As pré-largadas correram muito bem, à excepção da primeira em que nos atrasámos na aproximação à linha de largada. Conseguimos penalizar o adversário, mas também sofremos penalizações, por não nos termos mantido afastadas do adversário quando este tinha direito a rumo - numa situação da pré-largada de amuras a bombordo/amuras a estibordo e numa popa em que a nossa alanta de sotavento entrou em contacto com a embarcação do adversário, enquanto este orçava na nossa direcção. Mantivemo-nos sempre muito próximas do outro barco, ora à frente ora atrás, vencendo cada bolina quem melhor controlava o adversário e simultaneamente os saltos de vento. Fizemos popas excelentes, superando geralmente a velocidade de Tiago Morais. Um dos maiores desafios para nós era evitar que o barco adornasse e derivasse para sotavento nas rajadas mais fortes, à bolina, dado o baixo peso da nossa tripulação. Além disso, o cansaço do 1º dia de regatas fez-se sentir tanto na velocidade como na eficácia das tarefas mais exigentes em termos de força. Sentimos que melhorámos a nossa prestação nas viragens de bordo, na comunicação de informações entre a equipa e na táctica da fase final das pré-largadas.
"Esperávamos um resultado melhor, mas estamos contentes com o campeonato porque fizemos 21 matches no total, e em todos eles aprendemos qualquer coisa. A experiência de velejar em J24 só com 4 tripulantes mostrou-nos que o peso da habitual 5ª tripulante faz bastante falta, especialmente com condições meteorológicas como as que encontrámos. A tripulação está de parabéns pelo grande esforço!" comenta Catarina.
Não podemos deixar de agradecer à Fundação Carinha Bóia, ao Carlos Silva e ao Porto de Recreio de Oeiras, pela extraordinária organização. Que este seja o primeiro de muitos eventos!

A classificação final foi:
1º David Aleixo (CNCascais)
2º Rui Silveira (ADOeiras)
3º Tiago Morais (CNLeça)
4º Catarina Carvalho - (ADO/POR 402 Eventos Náuticos)
5º António Fontes (COMM)
6º Luís Mourão (CVPortugal)


A equipa vai já na Terça-feira para a Croácia, para disputar o Campeonato Croata de Match Racing Feminino (grau 3 da ISAF) em First 7,5. Assim, a ADO series foi para nós um excelente aquecimento!

2 comentários:

  1. Parabéns !
    Bons Ventos para os próximos campeonatos.
    Aqui estarei a seguir-vos !

    ResponderEliminar
  2. Bom descanso e boa viagem!
    Parabéns pelo resultado no aquecimento...

    ResponderEliminar

comentário